sábado, 24 de maio de 2014

PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GRUPOS DE ESTUDO/PESQUISA: POSSIBILIDADE DE PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA

Maria de Lourdes Oliveira Porto[1]
Resumo
Esse trabalho apresenta uma reflexão teórica que tem como objetivo maior discutir os grupos de professores e as possibilidades advindas dessas interações presenciais. Essas discussões fazem parte das nossas considerações apresentadas na mesa redonda “Grupos de professores: interações presenciais e virtuais”, no contexto do II Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores. Apresentamos algumas potencialidades dos grupos de estudo/pesquisa para a formação de professores de ciências. As reflexões são levantadas a partir da nossa participação, como professora da educação básica, no grupo de estudo/pesquisa Formação e Atuação de Professores de Ciências (FACI), que busca discutir a formação e atuação dos professores de ciências na perspectiva da Teoria Crítica. Para tecer a discussão, buscamos as contribuições dos próprios referenciais discutidos no grupo (ADORNO, 1996; HABERMAS, 2006).

Palavras-chave: Grupos de estudo/pesquisa, Formação de Professores, Teoria Crítica.
Texto Completo



[1] Professora do Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG - ECFP da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB-Jequié.

Nenhum comentário:

Postar um comentário