quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ANÁLISE CURRICLULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, SOB A ÓTICA DAS DISCIPLINAS DE INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA(INEM).

Lemerton Matos Nogueira
Professor Efetivo na Escola Estadual Professor Edgard Santos e Professor Substituto no IFBA/Campus Valença

Resumo
Este trabalho, pautado nos debates sobre as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação de professores, busca analisar o processo de inovação curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. Nesse bojo, propõe analisar a importância da criação das disciplinas de Instrumentalização para o ensino da Matemática (INEM) no contexto do Núcleo de Prática de ensino. O estudo sugere que a proposta destas disciplinas priorize uma maior articulação entre teoria e prática, pondo o futuro professor da Matemática na experienciação da docência desde o primeiro ano de curso.A pesquisa é de cunho qualitativo. Para tanto utilizaremos o caso da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS/BA que institui seu projeto de reforma curricular, no ano de 2004, a partir da Resolução CONSEPE nº 32/2004, criando assim, as disciplinas de (INEM).
Palavras-chave: Inovação curricular. Licenciatura em Matemática. INEM
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