Cosmerina
de Souza de Carvalho[1]¹
Ennia
Débora Braga Pires²
Josimara Nascimento Santos Pereira¹
Milena
Alves Ferreira¹
Kaline
Prates Luz Amorim¹
Tamiles
Pereira da Silva¹
Alana Rocha
Bittencour¹
Resumo
Este estudo busca apontar a
importância da autonomia na prática docente e seus reflexos nas condutas dos
alunos, e a participação ativa do educador como constituinte deste processo. A
pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública, numa turma de 4° ano. A
análise indicou uma inconsistência no discurso sobre sujeito autônomo, e
demonstrou a relevância do professor, o qual ocupa um papel importante na
viabilização do sujeito autônomo nos espaços sociais, culturais e educacionais.
Palavras- chaves: Cotidiano escolar. Sujeito autônomo.
Professor.
[1] Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Bolsista do
Programa Institucional de Bolsa deIniciação Docência UESB/CAPES.
Professora²adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Coordenadora
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência UESB/CAPES.
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