quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PROBLEMATIZANDO OS DISCURSOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Lilian Moreira Cruz [1]
Fernanda Figueredo dos Santos[2]
Marcos Lopes de Souza[3]


RESUMO
Este artigo é resultado de uma pesquisa de intervenção realizada no curso de Pedagogia da UESB em 2012, cujo objetivo foi proporcionar momentos de reflexão na formação inicial de Pedagogos(as) sobre as temáticas “Corpo, Gênero e Sexualidade”.  A pesquisa evidenciou que há resistências nos sujeitos em formação em discutir essas questões, por ainda existir algunstabus, pelas dúvidas, pelo medo do momento e lugar adequado para se falar sobre esses temas e pelo não entendimento do assunto.
Palavra-chave: Discurso; Gênero; Pedagogia; Sexualidade






[1]Pedagoga- Especialista em Educação Infantil- Mestranda do Programa de Pós -graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB- Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – UESB. E-mail: lmternura@hotmail.com
[2]Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Mestranda do Programa de Pós -graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB- Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – UESB. E-mail:figueredo.fernanda.santos@gmail.com
[3]Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre e Doutor em Educação - Universidade de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB- Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade– UESB – E-mail:
marcoslsouza@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário