quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O PIBID E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: SUBJETIVIDADES E MODELOS DE FORMAÇÃO.

Bruno Ferreira dos Santos[1]
David Guimarães Freire Jr.[2]
Eliane Teixeira Souza[3]
Eliene Cirqueira Santos[4]
Girlei dos Santos[5]
Leandro dos Santos[6]
Resumo
Este trabalho apresenta e discute fragmentos de uma roda de conversa com professores supervisores de um subprojeto PIBID em Química, destacando a veiculação por meio dos discursos docentes dos modelos de professores que estes compartilham com os licenciandos com que convivem neste subprojeto. Os modelos enfatizam os modos de saber-ser professor ao realçar condutas e atitudes que modulam subjetividades e conformam determinadas identidades docentes.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Formação de professores de Química. PIBID.




[1] Bacharel em Química, Doutor em Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Química e Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista PIBID/CAPES.
[2] Licenciado em Ciências com Habilitação em Química, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Jequié-BA. Bolsista PIBID/CAPES.
[3] Licenciada em Ciências com Habilitação em Química, Colégio Militar, Jequié-BA. Bolsista PIBID/CAPES.
[4] Licenciada em Ciências com Habilitação em Química, Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante Régis Pacheco, Jequié-BA. Bolsista PIBID/CAPES.
[5] Licencianda em Química, Departamento de Química e Exatas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista PIBID/CAPES.
[6] Licenciado em Química, Mestre em Química Analítica, Escola Estadual Maria José de Silveira Lima, Jequié-BA. Bolsista PIBID/CAPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário