quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROBLEMATIZANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Maria de Lourdes Oliveira Porto[1]
Paulo Marcelo Marini Teixeira[2]

RESUMO
Este trabalho relata pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções de estudantes da EJA, a respeito de ciência, tecnologia e sociedade. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do turno noturno de uma escola pública estadual de Jequié/BA. Os dados foram coletados por meio de debate em grupo durante as aulas de Biologia e analisados de acordo com a aproximação ou o distanciamento aos seguintes parâmetros: rejeição da imagem da ciência e da tecnologia como atividades neutras; crítica da concepção de tecnologia como ciência aplicada; e superação do modelo de decisões tecnocráticas. Os dados evidenciam que os alunos sustentam uma visão neutra de ciência, tecnologia e sociedade; e que a educação científica para esses estudantes deveria levar em consideração seus conhecimentos prévios, no intuito de problematizar concepções acríticas e mitificadas sobre a ciência e a tecnologia.
Palavras-chave: concepções, ciência, tecnologia, sociedade.




[1] Professora da educação básica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores - PPG - ECFP da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB-Jequié.
[2] Doutor em Educação. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Jequié-Ba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário