Maria
de Lourdes Oliveira Porto[1]
Paulo
Marcelo Marini Teixeira[2]
RESUMO
Este
trabalho relata pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções de
estudantes da EJA, a respeito de ciência, tecnologia e sociedade. Os sujeitos
da pesquisa foram os alunos do turno noturno de uma escola pública estadual de
Jequié/BA. Os dados foram coletados por meio de debate em grupo durante as
aulas de Biologia e analisados de acordo com a aproximação ou o distanciamento aos seguintes
parâmetros: rejeição da imagem da ciência e da tecnologia como atividades
neutras; crítica da concepção de tecnologia como ciência aplicada; e superação
do modelo de decisões tecnocráticas. Os dados evidenciam que os alunos
sustentam uma visão neutra de ciência, tecnologia e sociedade; e que a educação
científica para esses estudantes deveria levar em consideração seus
conhecimentos prévios, no intuito de problematizar concepções acríticas e
mitificadas sobre a ciência e a tecnologia.
Palavras-chave:
concepções, ciência, tecnologia, sociedade.
[1]
Professora da educação básica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação Científica e Formação de Professores - PPG - ECFP da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB-Jequié.
[2]
Doutor em Educação. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia (UESB/Jequié-Ba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário