quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NARRATIVAS DE EDUCADORES: OLHARES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

Maria Verônica Torres Prado [1] 
verônica@aasdap.org.br
Selma Barros Daltro de Castro [2]
scastro@uneb.br 
Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões sobre as concepções de educação a partir do olhar de educadores do Centro de Educação Científica de Serrinha, trazendo como objetivo: Refletir sobre as concepções de educação dos educadores do Centro de Educação Científica. A fundamentação teórica utilizada foi baseada nos escritos de Gramsci (1982), Vygotsky (2007) e Freire (2001, 2005, 2009). Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo utilizada como dispositivo de coleta de dados memoriais de atuação, com as narrativas dos sujeitos. Os resultados deste estudo evidenciam que a compreensão dos educadores do Centro de Educação Científica sobre as concepções de educação trazem a perspectiva de uma educação emancipatória, evidenciando também, os desafios para a sua efetivação.
PALAVRAS-CHAVES: Olhares. Educação. Concepções.




[1] Formada em Pedagogia: Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Assistente Pedagógica do Centro de Educação Científica da Unidade de Serrinha, Ba.
[2] Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI – Serrinha, Ba. Mestre em Educação pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário