Maria Verônica
Torres Prado [1]
verônica@aasdap.org.br
Selma Barros Daltro de Castro
[2]
scastro@uneb.br
Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões
sobre as concepções de educação a partir do olhar de educadores do Centro de
Educação Científica de Serrinha, trazendo como objetivo: Refletir sobre as
concepções de educação dos educadores do Centro de Educação Científica. A
fundamentação teórica utilizada foi baseada nos escritos de Gramsci (1982),
Vygotsky (2007) e Freire (2001, 2005, 2009). Este estudo caracterizou-se como
uma pesquisa qualitativa, sendo utilizada como dispositivo de coleta de dados
memoriais de atuação, com as narrativas dos sujeitos. Os resultados deste
estudo evidenciam que a compreensão dos educadores do Centro de Educação
Científica sobre as concepções de educação trazem a perspectiva de uma educação
emancipatória, evidenciando também, os desafios para a sua efetivação.
PALAVRAS-CHAVES: Olhares. Educação.
Concepções.
[1]
Formada em Pedagogia: Docência e Gestão de Processos Educativos pela
Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Assistente Pedagógica do Centro de
Educação Científica da Unidade de Serrinha, Ba.
[2]
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI –
Serrinha, Ba. Mestre em Educação pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário